Yucca Gigantea

17:16





A Yucca Gigantea é uma espécie arbustiva pertencente a família botânica Asparagaceae, nativa da América Central, que ficou conhecida popularmente no Brasil como Iuca Gigante, Iuca Elefante ou Vela da Pureza.
Esta espécie perene, exótica e muito ornamental, conquista os jardinistas pela beleza de sua exuberante folhagem na cor verde escura brilhante e seus quase 9 mts. de altura, sendo excelente para emoldurar prédios e casas de dois ou mais pisos. É uma ótima opção para quem pretende formar jardins tropicais e ou contemporâneos. Fica melhor empregada quando cultivada em grandes jardins, desta forma com espaço amplo, se desenvolvem de maneira plena e não ficam desproporcionais no local.
A inflorescência da Iuca Elefante é ereta e surge durante a Primavera e Verão, acima da folhagem, suas flores brancas são cerosas e em forma de sino. Esta bela espécie ainda possui uma variedade variegada, com suas folhas margeadas em tons de amarelo ou creme.
No paisagismo é cultivada isolada ou formando renques e quando ainda jovens podem ser envasadas e usadas até como plantas de interior, desde que o local seja bem arejado e com muita iluminação, neste caso necessitando também de uma atenção especial na adubagem, que pode ser feita com NPK 4-14-8.
Seu tronco pode ser simples ou múltiplo e diferente de outras variedades de iucas, esta não possui espinhos, habilitando a planta para ser cultivada próxima de locais onde existe transito de pessoas e ou animais domésticos.
Prefere ser cultivada em ambientes de sol pleno ou meia sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares, porém sem encharcamentos.
Quando adulta a planta fica bem resistente e aceita bem a poda e cultivo em regiões litorâneas. Sua multiplicação ocorre por meio de sementes, brotações basais e estacas.
Curiosidades: As pétalas de suas flores são comestíveis, sendo utilizadas na culinária por seu sabor azedo e curiosamente necessitam de uma mariposa específica para que haja sua polinização.






Nome Científico: Yucca gigantea
Nomes Populares: Iuca-gigante, Iuca-elefante, Vela-da-pureza
Família: Asparagaceae
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México
Porte: 9 metros de altura
Folhas: Folhagem exuberante e muito ornamental, em tons de verde escuro brilhante
Flores: Baixo efeito ornamental
Floração: Primavera - Verão
Regas: Regulares
Solo: Fértil e bem drenável
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Adubação: NPK 4-14-8 periodicamente
Podas: Limpeza e manutenção
Multiplicação: Sementes, estacas ou separação de brotações basais.
Cuidados: Solos encharcados podem danificar suas raízes
Curiosidade: Possui variedade variegada, com folhas margeadas em tons de creme e amarelo.




  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários