Streptocarpus hybrid

13:03



Originária das regiões central, oriental e meridional do continente africano, a Streptocarpo é uma espécie de herbácea perene de até 20cm de altura, pertencente a família botânica Gesneriáceas que encanta os jardinistas pela beleza de suas flores, principalmente por sua semelhança com a Violeta.
Quando olhamos as delicadas flores do Streptocarpus hybrid com suas cinco pétalas e sua grande variedade de cores, facilmente a confundimos com a Violeta africana (Saintpaulia ionantha), já que são muito parecidas, tanto que a planta acabou ficando conhecida popularmente como Violeta-streptocarpo.
A principal diferença entre a Streptocarpo e a Violeta fica por conta de suas folhas, que são mais estreitas e compridas, enquanto que as folhas da Violeta são mais tomentosas, curtas e arredondadas. Outra diferença entre as duas espécies é a resistência, enquanto a Violeta é muito apreciada para decorar ambientes internos, a Streptocarpo vai mais além, pode ser cultivada em jardins de inverno, paredes verdes e até em canteiros dentro e fora de casa.






A Streptocarpo já passou por diversas hibridizações e hoje conta com inúmeras variações de cores que vão desde o branco, diversos tons de rosa, vermelho e até roxo, suas pétalas podem ser inclusive lisas ou manchadas, que em locais de clima mais frio despontam durante a Primavera e Verão, enquanto que em regiões de clima mais quentes, suas belas flores surgem em meio ao Outono.
A beleza e elegância da Streptocarpo é muito bem vindo em qualquer projeto, principalmente para quem precisa de flores em locais sombreados, como os de jardins de inverno e paredes verdes. A planta pode ser cultivada tanto em maciços como também para preencher espaços nos canteiros. Uma boa dica é utilizar a Streptocarpo combinada com samambaias, tanto em canteiros terrestres como também na forma pendente, isso evidencia ainda mais a beleza de suas flores.
Típica de clima subtropical, a planta não se adapta a regiões muito frias e sujeita a geadas, prefere ambientes sombreados e bem ventilados, solo fértil e rico em matéria orgânica. As regas podem ser feitas a cada 2 ou 3 dias, antecipando a rega caso a planta fique com aspecto murcho.
Para estimular a floração da Streptocarpo é recomendável o uso de NPK 4-14-8 duas vezes por ano, sempre no período mais quente.





  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários