Selaginella umbrosa

12:34




Nome Científico: Selaginella umbrosa
Nomes Populares: Selaginela, Musgo-renda
Família: Selaginellaceae
Ciclo de Vida: Perene
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul
Altura: 15 cm de altura
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Frequentes
Dicas e Cuidados: Não tolera frio
Adubagem: NPK 04-14-08
Multiplicação: Esporos e divisão de rizomas
Curiosidades: Pelo porte e beleza é ideal para compor terrários.






A Selaginella umbrosa é uma bela espécie pertencente a família botânica Selaginellaceae, a mesma da Renda portuguesa, por isso as duas plantas possuem grandes semelhanças visuais, principalmente na sua textura e coloração. Pelo seu porte de até 15cm de altura ficou conhecida popularmente como Musgo renda. De clima subtropical, a Selaginella é facilmente cultivada desde a América Central, América do Norte até a América do Sul.
Seu caule é ramificado e suas folhas escamosas são seu principal atrativo ornamental, sua coloração verde escura brilhante é impossível de não ser notada.
A Selaginella umbrosa é uma excelente opção para quem busca plantas para jardim de inverno, já que, é ideal para ambientes de baixa luminosidade. O grande efeito ornamental da Selaginela também pode ser empregado na decoração da casa quando cultivada em vasos e floreiras, sendo que nestes casos é necessário um amplo espaço em torno dos vasos, para que todo o esplendor de suas folhas fique bem evidenciado.
Prefere ser cultivada em ambientes de sombra ou meia sombra, com muita umidade, regas frequentes e com boa ventilação. O melhor solo é o fértil e rico em matéria orgânica e para manter a beleza de suas folhas o ideal é periodicamente utilizar fertilizante hidrossolúvel.
Como ocorre com a maioria das pteridófitas, a selaginela não tolera bem o frio.  Sua multiplicação ocorre por meio de seus esporos e pela divisão dos rizomas.


  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários