Musa ornata

18:17




Nome científico: Musa ornata
Família Botânica: Musaceae.
Nomes Populares: Bananeira-ornamental, Banana-royal, Bananeira-de-jardim.
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene
Luminosidade: Sol Pleno
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Clima: Subtropical, Tropical
Regas: Constantes
Adubação: NPK 4-14-8 periodicamente
Cuidados: Não tolera geadas e ventos fortes
Curiosidades: Seus frutos não são comestíveis, porém seus frutos em cachos são utilizados como flor-de-corte
Multiplicação: Divisão do rizoma






A Musa ornata é uma herbácea perene pertencente a família botânica Musaceae originária da Ásia, que ficou conhecida popularmente no Brasil como Bananeira Ornamental, Bananeira de Jardim ou Banana Royal, possui diversas variedades híbridas, todas com grande apelo ornamental.
Quando adulta a espécie atinge até 3 mts de altura, apresenta folhas grandes, longas, largas e que geralmente se partem com a ação do vento. Seu principal atrativo ornamental são suas inflorescências que surge durante a Primavera e Verão, com brácteas em forma de concha, de coloração rósea, vistosas e com flores amareladas.
Pelo nome popular e pela semelhança com a bananeira comum, muitas pessoas acreditam que seu fruto seja comestível, porém eles não tem valor alimentício. Seus frutos em cachos são utilizados como flor de corte.
No jardim é cultivada isolada ou em grupos, embora também fique muito ornamental quando cultivada em grandes vasos ou floreiras de concreto, evitando-se cultivá-la em ambientes com muito vento, já que suas folhas ficam muito danificadas.
Deve ser cultivada em ambientes de sol pleno, em solo fértil e rico em matéria orgânica, com regas constantes.
A multiplicação da planta ocorre por divisão do rizoma. Quando adubada com fertilizante NPK 04-14-08 periodicamente tende a se desenvolver mais rápido e com um visual melhor. A planta não tolera geadas.





  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários