Euterpe oleracea Mart. 1824

21:44


Euterpe oleracea Mart. 1824



O Euterpe oleracea Mart. 1824 é uma espécie de palmeira muito difundida no território brasileiro, que produz um fruto bacáceo de cor roxa, utilizado na confecção de alimentos e bebidas. Originária do Brasil (Amazônia Oriental até a Bahia), Amazônia peruana e boliviana, Panamá, Guiana, Suriname, Colômbia, Equador e Venezuela.
A espécie ficou conhecida no Brasil como Palmeira do Açai, Açaí, açaizeiro, palmito-açaí, palmiteiro, pina, uaçaí ou açaí-do-pará. É uma espécie pertence a família botânica Arecaceae e costumeiramente é confundida com a Palmeira Juçara, principalmente no Estado do Maranhão, embora a Juçara seja outro tipo de palmeira, que dá palmito de excelente qualidade
O nome euterpe é uma homenagem a filha de Júpiter e Mnemósine. Musa protetora da musica, significa o deleite e a ela é atribuída a invenção da flauta. Hesíodo, poeta grego que viveu no século VIII a.C., dizia que Euterpe era uma verdadeira doadora de prazeres. Talvez essa seja a razão pela qual o açaí foi assim classificado pelos botânicos.
Seus frutos são ricos em vitamina E, proteínas, potássio, cálcio e magnésio. Cada 100 g de açaí contêm 349 calorias.
No jardim a planta atinge de 20 a 25 mts. de altura, possui troncos múltiplos, com bela e vistosa folhagem em tons verde claro, prefere ser cultivada em ambientes de sol pleno, em regiões de clima tropical úmido.
A planta além de fornecer frutos o ano inteiro, principalmente nos meses mais chuvosos, ainda oferece aos polonizadores do jardim flores cor de rosa claro, atraindo principalmente abelhas.
Com o passar do tempo o açaí considerado, por muitos, uma iguaria exótica, se tornou um alimento muito importante na dieta dos nortistas do Brasil, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, tendo sido introduzido no resto do mercado nacional principalmente durante os anos 1980 e 1990.
No Brasil os estados do Pará e Amazonas, são os maiores produtores da fruta, que juntos são responsáveis por mais de 85% da produção mundial do fruto. O município de Igarapé-Miri é conhecido mundialmente como "a capital do açaí".





Classificação Científica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Género: Euterpe
Espécie: E. oleracea

Nome Binomial:
Euterpe oleracea Mart. 1824




  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários