Bismarckia nobilis

16:40





A Bismarckia nobilis é uma espécie de palmeira de grande valor ornamental, pertencente a família botânica Arecaceae, originária de Madagascar, que se diferencia das palmeiras tradicionais principalmente pela beleza de suas folhas de tons cinza azulados. Seu nome é uma homenagem ao conde Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen (1815-1898) diplomata e político prussiano, responsável pela unificação da Alemanha quando primeiro-ministro do reino da Prussia.
No Brasil ficou conhecida popularmente como Palmeira Azul, Palmeira-bismarckia ou Palmeira-de-bismarck.
No paisagismo suas folhas de coloração cinza azulada logo tornaram a planta muito apreciada, seja para o cultivo na forma isolada, em linha ou em grupos, mas sempre como planta de destaque, respeitando-se um distanciamento de 8 mts. entre as mudas. Ocorre ainda uma variedade de folhas verdes, que é menos resistente ao frio e à seca.
Fica melhor quando cultivada em jardins com amplo espaço, desta forma é possível contemplar toda sua beleza. A Bismarckia atinge em média 14 mts. de altura, sua coroa foliar em um único tronco é de até 35cm de diâmetro, suas folhas plissadas atingem até 1,5 mts. de comprimento, formando um belo conjunto ornamental, sua copa já é ampla mesmo quando ainda possui pouca altura. Conforme vai se desenvolvendo, seu tronco vai ficando anelado com as marcas deixadas pelas folhas velhas que vão caindo com o passar do tempo.
Aprecia clima tropical e subtropical, em ambientes de sol pleno ou meia sombra, em solos bem drenáveis, férteis e ricos em matéria orgânica e com regas regulares. Depois de formada é capaz de tolerar pequenos períodos de estiagem, geadas moderadas e até solos empobrecidos, mas não suporta transplantes, principalmente quando adulta. Regas fartas na formação da planta estimula o seu crescimento.
A floração da Bismarkia ocorre durante a Primavera. Suas flores de cor marrom são menores e mais abundantes na espécie macho do que nas fêmeas, sendo que para produzir sementes férteis é necessário ter as espécies dos dois sexos próximas para que a polinização ocorra. Os frutos marrons da Palmeira Azul chegam a ser quase pretos quando maduros e trazem apenas uma semente em cada fruto, que após plantadas germinam entre 6 e 8 semanas.





Nome Científico: Bismarckia nobilis
Nomes Populares: Palmeira-azul, Palmeira-bismarckia, Palmeira-de-bismarck
Ciclo de Vida: Perene
Família Botânica: Arecaceae
Origem: Madagascar
Clima: Subtropical, Tropical
Porte: Média de 14 mts
Floração: Primavera
Regas: Regulares
Luminosidade: Sol Pleno, Meia Sombra
Solo: Fértil, rico em matéria orgânica
Multiplicação: Sementes
Tempo de Germinação: De 6 a 8 semanas
Adubagem: NPK 04-14-08
Cuidados: Não tolera transplantes
Curiosidades: Possui folhas de coloração cinza azulada muito ornamentais, conferindo um tom prateado. Seu nome é uma homenagem ao conde Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen (1815-1898)





  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários