Alternanthera tenella Colla

09:12


Alternanthera tenella Colla



Sinonimias:
Alternanthera ficoidea
Alternanthera polygonoides



Encontrada facilmente vegetando na Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e na Amazônia, a Alternanthera tenella Colla é uma espécie herbácea pertencente a família botânica Amaranthaceae, que ficou popularmente conhecida em quase todo o território brasileiro como Quebra-panela. A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo aqui nas regiões Norte (Roraima, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia), Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe), Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul), Sudeste (Espírito Santo, São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul). É uma espécie com ampla distribuição geográfica nas Américas Central, Norte e Sul assim como em outras áreas tropicais
Espécie anual, que muitas vezes se comporta como perene, facilmente encontrada em áreas abertas e em meio a lavouras de algumas regiões do Brasil, devido principalmente à sua alta capacidade de propagação.
A planta possui pequenas flores de coloração branca que são o seu principal atrativo. Muitas vezes é responsável por alimentar com seu néctar diversos insetos e principalmente abelhas nativas em seu entorno.
Rústica e de crescimento rápido, a Alternanthera tenella Colla pode ser considerada uma planta invasora e de difícil controle quando surge em meio as lavouras.
Conforme a região em que aparece pode ser conhecida também como apaga fogo, periquito, corrente ou perpétua do campo. Quando surge nas cidades torna-se uma espécie invasora, tanto que existem relatos de seu aparecimento em terrenos baldios na região de Maringá, Paraná.
É comumente confundida com A. sessilis em estado vegetativo, da qual distingue-se pela forma do limbo e do pecíolo das folhas, do formato da nervura primária e distribuição do colênquima angular.






  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários