Asplenium nidus L.

08:54


Asplenium nidus L.


Sinonimia:
Asplenium ficifolium Goldm.
Thamnopteris nidus (L.) c> Presl
Neottopteris rigida Fée Pteridophyta






O Asplenium nidus L. é uma bela espécie pertencente a família botânica Aspleniaceae que ficou conhecida popularmente no Brasil como Asplênio, Ninho de Passarinho e ou Asplênio ninho-de-ave.
Trata-se de uma samambaia herbácea originária da Ásia, que possui folhas em forma de roseta, são grandes, inteiras, coriáceas, verdes, brilhantes e de com nervuras centrais verde mais escuras. Seu comprimento é de 20 a 50 cm de altura, sustentadas por caule curto e ereto. É encontrada com mais frequência nas regiões tropicais do sudeste da Ásia, leste da Austrália, Hawaii, Polinésia, Índia e África Oriental.
A coroa das folhas são revestidas por brácteas pretas, sendo que nas folhas novas surgem enroladas no centro da planta.
Trata-se de planta epífita em sua região de origem, sendo cultivada em vasos suspensos em ambientes bem arejados e com meia sombra ou luz difusa, sempre com substratos a base de terra vegetal rica em matéria orgânica, mantida sempre úmida, evitando-se expor a planta aos raios solares diretos, o que queimaria as folhas sensíveis da planta.
Pode ser acondicionada em jardineiras e colocadas em pontos estratégicos de sua residência, garantindo grande efeito ornamental, vasos ecológicos a base de fibra de coco, tipo basquet, também é uma opção muito boa para a planta e também para o visual do ambiente em que será cultivado. O xaxim já foi uma opção para o cultivo do Asplênio, mas com a escassez e consequente proibição de sua comercialização, o xaxim se tornou inviável para esta função. Vasos escavados em tocos de árvores também é uma boa opção de plantio para o Asplênio.
O crescimento do Asplenium é considerado lento e sofre quando exposto a baixas temperaturas, em muitos casos até levando a planta a morte. Esta bela planta faz sua reprodução de forma assexuada por meio de esporos e ainda por divisão da planta, desde que, contenha pedaços de seu rizoma.
O Asplênio pode se tornar uma excelente opção para seu jardim, principalmente os de tema Tropical.












As informações deste site são baseados a partir de imagens coletadas de produtores ou colecionadores em todo o mundo, confiando nas informações difundidas pelos mesmos, portanto é possível que, pela grande diversidade de espécies, algumas delas podem conter erros de identificação ou discordância de informações. Nosso intuito é o de difundir informações aos amantes das plantas. Os créditos contidos nas imagens não foram retirados para que haja reconhecimento pelo trabalho realizado.

  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários