Acianthera crinita (Barb.Rodr.) Pridgeon & M.W.Chase

10:29


Acianthera crinita (Barb.Rodr.) Pridgeon & M.W.Chase


Sinonimia:
Acianthera renipetala (Barb.Rodr.) Luer
Cryptophoranthus kautskyi Pabst
Lepanthes crinita (Barb.Rodr.) Barb.Rodr.
Lepanthes renipetala Barb.Rodr.
Pabstiella crinita (Barb.Rodr.) Luer
Pleurothallis crinita Barb.Rodr.
Pleurothallis renipetala (Barb.Rodr.) Cogn.
Pleurothallis renipetala var. grandifolia Cogn.
Pleurothallis renipetala var. intermedia Cogn.
Specklinia crinita (Barb.Rodr.) F.Barros








A exótica e muito ornamental Acianthera crinita (Barb.Rodr.) Pridgeon & M.W.Chase é mais uma espécie pertencente a família botânica Orchidaceae.
É encontrada mais facilmente na Bolívia e em diversos estados brasileiros (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e na região sul nos Estados do Paraná e Rio grande do Sul).
Anteriormente já foi classificada como Acianthera renipetala (Barb.Rodr.) Luer, veja mais informações neste link.
O gênero Acianthera pertencente à família botânica das orquídeas ao qual estão subordinadas cerca de 218 espécies distribuídas por praticamente todos os países da América Latina, exceto o Chile. Em sua grande maioria são plantas epífitas ou mais raro, rupícolas, muito variáveis, de pequenas a grandes, de crescimento reptante, ou cespitoso, pendentes ou eretas, ocasionalmente achatadas sobre o substrato, mas quase sempre bastante robustas.
As inflorescências racemosas do gênero Acianthera podem conter uma ou muitas flores que raramente ultrapassam um centímetro de comprimento e quase sempre são pubescentes e espessas, com sépalas laterais concrescidas.
Apesar do gênero ter sido proposto em 1842, foi ignorado pelos botânicos até o início dos anos 2000, quando pesquisas de genética molecular demonstraram a conveniência de aceitar-se a proposta. Até então, todas estas espécies eram consideradas membros de Pleurothallis, nome pelo qual ainda são popularmente conhecidas.










As informações deste site são baseados a partir de imagens coletadas de produtores ou colecionadores em todo o mundo, confiando nas informações difundidas pelos mesmos, portanto é possível que, pela grande diversidade de espécies, algumas delas podem conter erros de identificação ou discordância de informações. Nosso intuito é o de difundir informações aos amantes das plantas. Os créditos contidos nas imagens não foram retirados para que haja reconhecimento pelo trabalho realizado.




Você pode gostar de ver também:


Acianthera renipetala (Barb.Rodr.) Luer




  • Compartilhe:

Postagens Relacionadas

0 comentários